HISTÓRIA
DA STOCK CAR
O dia 22 de abril de 1979
pode ser considerado um marco na história do automobilismo
brasileiro. Nesta data aconteceu a primeira prova do Campeonato
Brasileiro de Stock Car, realizada no Autódromo de Tarumã, no Rio
Grande do Sul. A criação da categoria foi a melhor resposta a um
antigo anseio de uma comunidade apaixonada por carros de corrida: uma
categoria de Turismo que unisse, para os padrões da época,
desempenho e sofisticação.Um regulamento foi criado para limitar os
custos, procurando equilíbrio, sem comprometer as performances
dignas das competições internacionais. A primeira prova contou com
a presença de 19 carros, todos do modelo Opala com motores de seis
cilindros. A pole position da estréia foi do carioca José Carlos
Palhares. Ele fez o tempo de 1min23s00. A prova foi vencida
por Affonso Giaffone.
Na época, o piloto Ingo
Hoffmann, retornava ao automobilismo brasileiro depois de uma
passagem pela Fórmula-1, onde defendeu a equipe
Copersucar-Fittipaldi. Ingo Hoffmann, doze vezes campeão da Stock,
passou a dominar a categoria no final da década de oitenta, quando
conquistou os títulos de 1989 a 1995.
Nestas temporadas aconteceu
um sem número de ultrapassagens, grandes duelos e festas repletas de
emoção. Nesses anos todos foram centenas de corridas pelos
autódromos do Brasil. A grande consagração da categoria aconteceu
em 1982, quando duas provas foram realizadas no Autódromo de
Estoril, em Portugal.
Cowdenbeath Stock Cars (1970s/1980s) (Photos)
A Stock car bate o recorde
como a categoria que mais tempo está em atividade no Brasil.
Conseguiu sobreviver a retirada de apoio de um fabricante, diversas
crises econômicas, calendários pequenos, trocas de regulamentos,
mas continua firme. É certo que está longe de ser uma NASCAR, e nem
pretende sê-la. A categoria permanece um exemplo a ser seguido no
automobilismo brasileiro, até hoje caracterizado pela inconstância.
Para 2004, outra mudança de carro: agora foi adotado o Astra Sedan.
1965 Riverside 500 Stock Car Race
Nesses
anos todos aconteceram várias trocas de carenagens. Eis as mudanças
da categoria desde o início:
Opala
– 1979 a 1986
Carenagem Caio/Hidroplas – 1987 a 1989
Protótipo Opala – 1990 a 1993
Omega – 1994 a 1999
Vectra – 2000 a 2003
Astra Sedan – 2004
Astra Sedan e Mitsubishi Lancer – 2005
Astra Sedan, Mitsubishi Lancer e Volkswagen Bora – 2006
Astra Sedan, Mitsubishi Lancer, Volkswagen Bora e Peugeot 307 Sedan – 2007
Astra Sedan, Mitsubishi Lancer, Peugeot 307 Sedan – 2008
Vectra, Peugeot 307 Sedan – 2009
Carenagem Caio/Hidroplas – 1987 a 1989
Protótipo Opala – 1990 a 1993
Omega – 1994 a 1999
Vectra – 2000 a 2003
Astra Sedan – 2004
Astra Sedan e Mitsubishi Lancer – 2005
Astra Sedan, Mitsubishi Lancer e Volkswagen Bora – 2006
Astra Sedan, Mitsubishi Lancer, Volkswagen Bora e Peugeot 307 Sedan – 2007
Astra Sedan, Mitsubishi Lancer, Peugeot 307 Sedan – 2008
Vectra, Peugeot 307 Sedan – 2009
E
os campeões foram:
1979
– Paulo Gomes 1980 – Ingo Hoffmann
1981 – Afonso Giaffone 1982 – Alencar Jr.
1983 – Paulo Gomes 1984 – Paulo Gomes
1985 – Ingo Hoffmann 1986 – Marcos Gracia
1987 – Zeca Giaffone 1988 – Fábio Sotto Mayor
1989 – Ingo Hoffmann 1990 – Ingo Hoffmann
1991 – Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli 1992 – Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli
1993 – Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli 1994 – Ingo Hoffmann
1995 – Paulo Gomes 1996 – Ingo Hoffmann
1997 – Ingo Hoffmann 1998 – Ingo Hoffmann
1999 – Chico Serra 2000 – Chico Serra
2001 – Chico Serra 2002 – Ingo Hoffman
1981 – Afonso Giaffone 1982 – Alencar Jr.
1983 – Paulo Gomes 1984 – Paulo Gomes
1985 – Ingo Hoffmann 1986 – Marcos Gracia
1987 – Zeca Giaffone 1988 – Fábio Sotto Mayor
1989 – Ingo Hoffmann 1990 – Ingo Hoffmann
1991 – Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli 1992 – Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli
1993 – Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli 1994 – Ingo Hoffmann
1995 – Paulo Gomes 1996 – Ingo Hoffmann
1997 – Ingo Hoffmann 1998 – Ingo Hoffmann
1999 – Chico Serra 2000 – Chico Serra
2001 – Chico Serra 2002 – Ingo Hoffman
2003
– David Muffato 2004 – Giuliano Losacco
2005 – Giuliano Losacco - 2006 – Cacá Bueno
2007 – Cacá Bueno - 2008 – Ricardo Maurício
2009 – Cacá Bueno - 2010 - Max Wilson
2005 – Giuliano Losacco - 2006 – Cacá Bueno
2007 – Cacá Bueno - 2008 – Ricardo Maurício
2009 – Cacá Bueno - 2010 - Max Wilson
2010
- Max Wilson
2011
- Cacá Bueno
Early 60s Stock Car Racing Arlington Raceway
Os
pilotos que mais vezes foram campeões:
Ingo
Hoffman - 12 títulos
Paulo
Gomes e Cacá Bueno - 04 títulos
Chico
Serra - 03 títulos
Giuliano
Losacco - 02 títulos
Nas provas, os 15 primeiros marcam pontos, distribuídos da seguinte forma:
1º
– 25 pts. 9º – 07 pts. 2º – 20 pts. 10º – 06 pts. 3º –
16 pts. 11º – 05 pts. 4º – 14 pts. 12º – 04 pts. 5º – 12
pts. 13º – 03 pts. 6º – 10 pts 14º – 02 pts. 7º – 09 pts.
15º – 01 pt. 8º – 08 pts.
1950s Stock Car Racing Harringay Stadium
Com a transmissão ao vivo
de todas as corridas do calendário de 2012, a Copa Caixa Stock Car
começará a temporada, dia 25 de março em Interlagos (SP), já
vitoriosa. O formato para o campeonato do ano que vem foi resultado
do trabalho intenso entre a emissora que detem os direitos de
transmissão e a Vicar para que o público pudesse assistir as
disputas sem perder nenhuma volta, acompanhando todas as emoções
proporcionadas por pilotos e equipes a cada etapa.
Para melhorar ainda mais a
compreensão do público sobre o que acontece de fato na pista, o
formato de disputa também ficou bem simples de entender. O campeão
será definido após 12 etapas, com pontos corridos e sem descarte
algum. Para garantir o suspense e a emoção até a última curva,
será adotado um novo sistema de pontuação para o campeonato.
Outra novidade, será a
abolição do pitstop obrigatório para o reabastecimento. Isso
também aumentará o dinamismo das corridas, facilitando o
entendimento dos duelos por posições que acontecem ao longo do
equilibrado grid da Copa Caixa Stock Car.
Sucesso de público e
transmissão, a Corrida do Milhão terá formatação diferenciada,
com maior duração da disputa e ainda novidades e atrações que
serão apresentadas pela organização.
Confira
o calendário completo:
25 de março - Interlagos
(SP)
15 de abril - Curitiba-Pinhais (PR)
6 de maio - Ribeirão Preto (SP)
20 de maio - Velopark (RS)
1º de julho - Londrina (PR)
15 de julho - Jacarepaguá (RJ)
5 de agosto - Interlagos (SP)
26 de agosto - Salvador (BA)
16 de setembro - Campo Grande (MS) (*)
30 de setembro - Tarumã (RS) (*)
21 de outubro - Curitiba-Pinhais (PR)
11 de novembro - Brasília (DF) (*)
15 de abril - Curitiba-Pinhais (PR)
6 de maio - Ribeirão Preto (SP)
20 de maio - Velopark (RS)
1º de julho - Londrina (PR)
15 de julho - Jacarepaguá (RJ)
5 de agosto - Interlagos (SP)
26 de agosto - Salvador (BA)
16 de setembro - Campo Grande (MS) (*)
30 de setembro - Tarumã (RS) (*)
21 de outubro - Curitiba-Pinhais (PR)
11 de novembro - Brasília (DF) (*)
(*) Etapas ainda não
oficializadas porque os autódromos precisam passar por adequações,
segundo a Vicar.
grato ao amigo Luis Máximo Morello!
grato pela visita!
gRANDe abraço!
tashi delê!
namastê!
Om Paz Amém!
paz com tudo, tudo com paz, agora e sempre!
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