sábado, 27 de março de 2021

Shiatsu: uma técnica de Massagem Terapêutica que visa o Equilíbrio entre...


Gratidão pela visita! por favor, inscreva-se no Canal do YouTube, Negócios do Bem! deixe o seu "Like" e compartilhe com todos!!!

Shiatsu iniciou no Japão por múltiplas origens, o que provoca até hoje controvérsias entre seus estudiosos. Este país viveu uma cultura praticamente isolada do resto do mundo até fins do século XIX,[4] quando abriu suas portas ao exterior. Durante esse tempo, desenvolveu tratamentos e técnicas de saúde próprios, tanto no meio formal (aristocracia japonesa) como informal (massa camponesa). Possuem forte peso, em tais práticas, as tradições filosóficas, marciais e religiosas praticadas na época. De entre os métodos de tratamento amplamente utilizados para uma série de mazelas, a massagem anma era a mais conhecida, e incluía técnicas de pressão com os dedos com uma rica conjunção de manobras. Por diversas circunstâncias a pressão com os dedos destacou-se das demais práticas, e deu origem ao shiatsu.

Formalmente, o primeiro texto escrito utilizando a palavra é da autoria de Tamai Tempeki (cujo nome também é escrito em transliteração à grafia japonesa kanji como Tempaku), que em 1915 escreveu o "Shiatsu Ho".[5] Não se pode, contudo, dizer que o shiatsu já fosse praticado. Tempeki fora ainda professor de Tokujiro Namikoshi,[6] mestre japonês que é tido por muitos como o "pai" do shiatsu moderno. De fato, o shiatsu foi reconhecido oficialmente e definitivamente pelo governo japonês através da escola e métodos de Namikoshi, em meados do século XX.

Após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial, houve uma massa migratória de japoneses para diversos países. Assim, em diferentes países, japoneses fundaram suas escolas, de estilos e tradições diferentes, propagando o shiatsu e suas variações por todo o mundo. Nos anos 1970, começaram a abrir novas escolas, e novos métodos passaram a ser conhecidos. Na década seguinte, toma notoriedade o trabalho conhecido como "Zen Shiatsu" de Shizuto Masunaga e Wataru Ohashi.[7] A partir dos anos 1970, começa-se a observar a incorporação de novos conhecimentos e técnicas ao shiatsu, inclusive pelos novos professores ocidentais. Nos anos 1980, surgem as grandes escolas de origem mista, como o Ohashiatsu nos Estados Unidos e Palombini Shiatsu na Itália. Os anos 1990 consolidam o shiatsu moderno e dá início a um processo de intercâmbio entre as diferentes escolas de shiatsu. Organizações de shiatsu surgem. Os anos 2000 fazem surgir as primeiras federações, associações e organizações internacionais. Em 2009, acontece o primeiro congresso, reunindo pessoas de 4 continentes na Espanha.

História do Shiatsu no Brasil

Shiatsu chega ao Brasil através dos grandes ciclos de imigração japonesa no Brasil,[8] praticado nas colônias e ensinado conforme as tradições familiares. Pode-se dizer que, até os anos 1960, é praticado especialmente pelos Nikkeis no Brasil, em comunidades budistas e dojôs (academias) de artes marciais. Nos anos 1980, se iniciou o processo de formalização do ensino, reconhecimento oficial etc.

Linha do Tempo

1912: Tokujiro Namikoshi descobriu intuitivamente sua própria terapia ao tratar a sua mãe com seu dedo polegar e a palma da mão. Em primeiro lugar, o nome desta terapia foi Appaku e depois mudou para Shiatsu.

1915: Tamai Tempaku publicou seu livro "O Método Shiatsu" (Shiatsu-ho)

1925: Namikoshi abriu sua primeira clínica para a terapia shiatsu.

1940: Namikoshi abriu a primeira escola de terapia shiatsu em Tóquio. (Agora esta escola se conhece como Colégio Japonês de shiatsu.)

1940: Namikoshi formou a primeira associação da terapia shiatsu. (Atualmente esta associação é conhecida como a Associação Japonesa de shiatsu, mas só congrega praticantes do método Namikoshi).

1945: Após a Segunda Guerra Mundial, as formas tradicionais de medicina japonesa foram proscritas pelo governo de ocupação. A proibição causou muito protesto e a proibição foi revogada para algumas das técnicas - o shiatsu foi uma delas.

1950: Toshiko Phipps converte-se na primeira terapeuta de shiatsu qualificado para ensinar nos Estados Unidos.

1953: Namikoshi e seu filho Toru convidados ao Palmer Chiropractic College de Shiatsu para introduzir o shiatsu nos Estados Unidos.

1955: O Shiatsu é reconhecido pelo governo Japonês mas só em conjunto com a massagem Anma.

1956: Tokujiro Namikoshi trata Marilyn Monroe após a atriz adoecer durante sua visita ao Japão e não ter respondido ao tratamento convencional.

1957: o Shiatsu é reconhecido oficialmente pelo Japão como uma terapia autônoma.

1964: o Shiatsu é definido oficialmente pelo Ministério de Saúde e Bem-estar no Japão.

1964: Rudy Palombini, consegue o primeiro diploma dado a um europeu da Nipon Shiatsu School sob direção de Tokujiro Namikoshi.

1968: o monge budista Tokuda Igarashi chega ao Brasil e, desde então, aplica e ensina seu próprio método de shiatsu, além de práticas de saúde budistas.

1979: Rudy Palombini funda a Scuola Italiana de Shiatsu (Escola Italiana de Shiatsu) autorizada diretamente por Tokujiro Namikoshi para ensinar o estilo de shiatsu de Namikoshi na Itália. No mesmo momento, o Método Palombini é reconhecido como uma variante inovadora do Shiatsu Namikoshi inspirada na cultura ocidental.

1980: Luiza Sato, após aprender a técnica de Shiatsu com o mestre Zenzo Yamamoto, inaugura sua primeira clínica de Shiatsu em São Paulo.

1980: Pauline Sasaki e Wataru Ohashi, discípulos de Masunaga, ensinam Shiatsu nos Estados Unidos e Grã-Bretanha.

1981: Criada a Sociedade de Shiatsu no Reino Unido.

1983: Criada a Associação de Terapia Shiatsu de Ontário.

1989: AOBTA é formada nos Estados Unidos (Associação Americana de Terapia Oriental).

1997: Parlamento europeu define que o shiatsu é uma das abordagens alternativas dignas de interesse (resolução A4-0075/97 votada em 29 de maio de 1997). No mesmo ano, o espanhol Arturo Valenzuela passa a organizar grupos de trabalho para atuação em alas pediátricas dos hospitais públicos de Madrid.

1999: Criada a Sociedade Canadense de British Columbia.

2000: Descoberto o asteroide 61386, batizado como "Namikoshi" pelo astrônomo suíço Stepano Sposetti.

2003: O polaco Wojtech Pobratin inscreve o verbete Shiatsu na Wikipédia em inglês no dia 8 de abril.

2005: Cria-se o grupo Namikoshi Shiatsu Europa.

2006: A Wikipedia ganha o verbete Shiatsu em português (contribuição anônima).

2007: Publicado o livro Shiatsu Emocional, primeira vertente de Shiatsu do Brasil ensinado e praticado internacionalmente.

2009: Realizado em Madrid o congresso internacional de Shiatsu reunindo praticantes do Canadá, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Itália, Portugal, Holanda, Chile, Brasil e Japão.

2009: O Sindacta - Sindicato de Acupuntura e terapias afins - é revitalizado. Recebe os primeiros membros praticantes de Shiatsu.

2011: Criação da Associação Brasileira de Shiatsu

Shiatsu no Brasil

Em 1937, muitos japoneses já chegavam ao Brasil com conhecimentos práticos de Shiatsu

Shiatsu no Brasil tem formação reconhecida por leis estaduais,[9] é considerado profissão de acordo com o Catálogo Brasileiro de Ocupações,[10] e tem ampla aceitação social. A prática profissional do Shiatsu é encontrada em todo o Brasil, e a prática amadora ou familiar principalmente nos estados que receberam colônias japonesas. O Shiatsu encontrou, no Brasil, liberdade para desenvolver-se, e grande aceitação social, e hoje possui uma diversificada oferta de cursos, profissionais e centros dedicados ao assunto. Com o aumento da capacidade econômica brasileira e as novas tecnologias de educação, o país iniciou recentemente seu intercâmbio com os demais países e continentes. Seu desenvolvimento particular, ocorrido em paralelo aos movimentos do Shiatsu na América do Norte e Europa, tem despertado o interesse mundial.

agradecimentos especiais A Casa de Kuan Yin, onde gravei esta linda reportagem!

veja também:

O Retiro Mãe Divina! Lindo Documentário longa-metragem de Negócios do Bem para A Casa de Kuan Yin!

link:  https://youtu.be/5he3aUTJ_9Q

Bem vindos(as)! Retiro da Mãe Divina, dentro do V90; Nosso amado planeta Terra gira... iluminado; A água desce as pedras da cachoeira e forma pequenas bolhas; Marius escala as pedras; Gentilmente nos oferece a água cristalina; ... a natureza é pura e bela! a Madrinha, Débora Elisa Roque, observa que: “se você quer Paz, tem que vibrar na Paz”! a Madrinha decreta: “quando eu olho pra vocês eu vejo um exército de Luz”!!! Clodovil agradece e diz que é uma honra participar! Luciana agradece a permissão de estar no Retiro; a Madrinha lembra que a nossa missão é brilhar! na Plenária, participantes aplaudem o Retiro e brindam a Luz do Sol; a Madrinha introduz: “é um retiro que te joga pra cima!”; Sobe som de Patrick Patrikios, Average, com imagens em fast; ... um ser sagrado e maleável... cristalino... em constante movimento... movimento que oferece a cura... a vida!!! A Madrinha fala sobre a cura da argila e da água; ... assim, os integrantes do retiro da Mãe Divina começam mais uma linda jornada... que vai além da cura... uma busca pelo auto conhecimento, o caminho de Iluminação Interior... A Madrinha fala da quinta edição do Retiro Mãe Divina; ...faz a oração de São Miguel; ... em meio às construções da Fazenda de Kuan Yin, onde novos espaços vão surgindo, os participantes dos dois Retiros, Mãe Divina e V90, preparam os recipientes para o ritual da prosperidade... aos poucos, potes de cerâmica se tornam dourados... sinal de que o próximo ano continuará abundante!... A Madrinha fala sobre o ritual da prosperidade... mas, o caminho interior requer persistência, dedicação e disciplina... muitas vezes pode ser necessário abrir mão, até, de coisas básicas... para continuar a jornada... uma maneira de consolidar, ainda mais, a força de vontade... a Madrinha conta que, entre comer e comprar velas, preferia comprar velas para o altar; fala sobre a Energia Cósmica e “adorei as Almas”;

Curiosidade: Wa’ra, em dialeto indígena, quer dizer “Estrela”.

Serviço: Instagram da Casa de Kuan Yin: @acasadekuanyin Contato de: A Casa de Kuan Yin : 55 62 99700-3550 Contato da Banda Lótus Dourado de A Casa de Kuan Yin: 55 62 99700-3550 ... esta Banda maravilhosa tocou o meu coração, assim como toda a cerimônia do Maravilhoso Retiro da Mãe Divina!!! As letras e melodias resgatam a Paz, a Alegria e o Amor! Gratidão à todos!

Descrição “O Sagrado Feminino”

 https://www.youtube.com/watch?v=kxgubBpgV6E 

Este é o primeiro documentário / curta-metragem realizado na sede de “A Casa de Kuan Yin” em Alto Paraíso – Goiás, Brasil; foi extraordinário, o empenho de todos, para que este objetivo fosse alcançado da maneira como aconteceu! Registro do Amor, da confraternização, é algo que nunca havíamos visto, com tanta realidade e beleza; este material já é indicado a grandes prêmios nacionais e internacionais. Gratidão à A Casa de Kuan Yin; à Mãe espiritual, Débora Elisa Roque; ao Pai Flávio D’Ogum; Beatriz Arruda; ao Site Videezy, YouTube e à TODAS as participantes deste encantador Retiro, uma verdadeira festa da Transformação do Ser, da Paz e do Amor... o feminino em retiro sagrado... mulheres conectadas com o divino! Resgatando a própria ligação com a Mãe Terra... ultrapassando limites... vencendo barreiras! Alcançando uma nova visão sobre sí mesmas e sobre a vida! Fazendo desabrochar a sabedoria e amadurecendo a personalidade... existe uma “ferramenta” divina que deve estar em todos os corações; que abre portais de Luz e, naturalmente promove a alegria e o bem estar: A GRATIDÃO!!! e, assim, elas vão se tornando tão solidas, como a rocha... tão fortes e entusiastas, como o fogo... maleáveis, como a água... versáteis como o ar... este é o Sagrado Feminino da “A Casa de Kuan Yin”; a reconexão com a Mãe Natureza, pelas ervas, sons, tambores, instrumentos, cantos milenares e elementos que trabalham para descarregar e liberar energias estagnadas, independente do problema, da dor, ... que cada uma trás; é o que conhecemos como: “Nenhum Julgamento”; / ... uma dança que promove a integração, ... a entrega, ... o autoconhecimento, e sugere uma nova visão, um novo sentimento em relação à mãe... / mas, você, aí de casa, já imaginou saborear os pães mais gostosos do planeta?! ...

pensamento Diógenes: as pessoas me falam que o mundo está perdido... que coisas terríveis acontecem... mas, eu não penso assim: penso que, de acordo com a nossa vibração, podemos conhecer e viver em lugares e com pessoas maravilhosas... e que existem mais energias e pessoas positivas do que imaginamos! É apenas uma questão de nos sintonizarmos com a Luz !!! gratidão!!! Ahooo!!!

Negócios do Bem by Diógenes Pierre Gonzales.

gratidão e gRANDe abraço à todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amplie, ainda mais, a sua Marca, Nome ou Prestação de serviços!

Meditação: Se olhe com AMOR! Seja você, mesmo! Seja a LUZ da sua VIDA! C...

Gratidão pela visita! Inscreva-se no Canal e deixe o seu “Like”! manifeste a emoção escrevendo um comentário e compartilhe o vídeo com todos...