por Luis Máximo Morelo
Bruce McLaren nasceu em 1937, em Auckland, na Nova Zelândia, e só em 1961 pasou a morar em Weybridge, na Inglaterra onde montou sua fabrica.
No começo de 1970, Bruce McLaren era o homem mais cansado e também o mais feliz de todos os que participaram da Can-Am (Canadian-American Challenge Cup). Cansado porque havia feito inumeras viagens nos últimos quatro meses, e feliz graças ao montão de dolares que havia ganho por ele e seu companheiro de equipe, Dennis Hulme. A Can-Am era isso: uma série de corridas que oferecia os mais altos prêmios em dinheiro e que em 1967/68/69 foi dominada pela equipe Mc Laren, chamada por todos de "Bruce and Denny Show".
Totalmente profissional, Bruce McLaren, foi o primeiro a perceber que a preparação de um campeonato começa muitos meses antes e não no dia anterior da primeira corrida. E Bruce McLaren conseguiu isso montando uma verdadeira operação financeira e industrial, que na época reunia 42 pessoas, e todas muito bem remuneradas. Em 1969, o ano do tricampeonato, Bruce e Dennis venceram alternadamente as onze corridas da série, e a última vencida por Bruce foi no Texas International Speedway, e a equipe levou a "bagatéla" de US$ 320.000,00.
Na F-1 além de ser vice-campeão em 1960, venceu quatros GPs, o último foi no dia 09 de junho de 1.968 em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Foi uma vitória histórica, a primeira da nova equipe. Hoje a equipe McLaren é comandada por Mansour Ojjeh e Ron Dennis e tem um capitulo especial na história dos grandes pilotos brasileiros: Emerson Fittipaldi conquistou seu segundo campeonato em 1974. Foi o primeiro da equipe.
Ayrton Senna venceu 35 GPs e faturou três campeonatos para a McLaren.
Bruce começou a temporada de F-1 em 1970 com um bom rendimento, chegando em segundo lugar no GP da Africa do Sul. Mas no dia 02 de junho de 1970, testando um protótipo Can-Am de 720 HP e 9800cc3, morreu Leslie Bruce McLaren, ao descontrolar-se numa reta da pista de Goodwood, na Inglaterra, a 300 km/h, capotando e pegando fogo.
"Um bom carro é fundamental para se conseguir a vitória em qualquer corrida", dizia Bruce McLaren.
muito obrigado pela visita!
gRANDe abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário